Software de Engenharia e Projetos, qual usar?

Quero começar a projetar!

Qual software é melhor? Por onde dar o Start?

Ultimamente temos uma grande oferta de bons softwares de desenvolvimento de projetos mecânicos e arquitetónicos no mercado. Todos oferecem praticabilidade e opções peculiares de recursos a serem usados na criação de projetos para facilitar e otimizar a vida do projetista. Em meio a tantas ofertas, muitas vezes ficamos na dúvida de qual software devemos usar no dia a dia, o que dificulta na escolha de um deles por nos depararmo-nos com o fato de cada um oferecer diferentes recursos para o projetista.

Pela experiência que se possui e tendo em vista os vários softwares já utilizados para desenvolver projetos 2D e 3D, pode afirmar-se que infelizmente ainda não existe um único software que reúna todos os recursos necessários. Por esse motivo, a necessidade de manter um software principal instalado no seu computador, e mais um ou dois softwares que ofereçam outros recursos que o principal não disponibilize. Um exemplo é que talvez você sempre precise importar ou exportar um tipo de geometria matemática que o software principal da sua escolha não o faça, para isso é preciso um segundo software que leia esse tipo de arquivo instalado na sua máquina. Sabe-se que essa realidade é um pouco incomoda, porém, ainda não se encontrou outra solução.

A diferença entre a técnica 2D e 3D se baseia no seguinte fato: a metodologia 2D reduz escalas de tempo, até certo ponto, e em seguida, a tecnologia 3D apoia diretamente a concepção do produto e do ciclo de desenvolvimento do processo, tornando a execução da atividade muito rápida e aumentando a produção através da redução de muitos erros em projetos.

Os principais benefícios incluem a simplicidade, automação e análise interativa, integrando desenho assistido por computador em sistema CAD com recurso de planear e criar processo de desenvolvimento de produtos altamente proficiente em organização.

Nas indústrias de projeto de engenharia, há inúmeros benefícios da modelagem de produto em 3D e modelagem 3D CAD em diversas indústrias, tais como a mecânico, civil, estrutural e arquitetónica.

Usando a tecnologia 2D, os engenheiros mecânicos fornecem a imagem incompleta do produto ou componentes mecânicos, sujeitos à interpretação e erro. Para assumir a forma correta de dados para o processo de análise, simulação e fabricação necessários esforços adicionais e sujeito a erros.

A técnica 3D CAD é importante para criar qualquer tipo de projeto e desenvolvimento de produto. A modelagem 3D CAD possui características muito importantes, tais como precisão e produção de modelos de qualidade das peças de engenharia para modelo físico. Cabe lembrar que a tecnologia 2D e 3D proporcionam certas facilidades nos processos de automação também. Na concepção de peças mecânicas, os programas de modelagem em 3D possibilitam a visualização da peça por completo, e como será instalada no equipamento ou máquina.

Abaixo dois links de outros site que indicam vários softwares para começar e escolher se encaixa melhor em seu desenvolvimento. Boa sorte!

36 Softwares Para Engenheiros Indispensáveis Para Sua Carreira

Os 11 melhores softwares para engenharia e construção civil

Equipa Tecnolana


Conheça nossos produtos para Proteção Industrial e Logística.

Visite nosso Canal Youtube. Clique Aqui!!

Categorias: Software

0 comentários

Deixe um comentário

Avatar placeholder
Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. View more
Aceite