4 Principais Tipos de Logística

A área de logística por ser bastante diversificada e abrangente  inclui muitas modalidades de gestão. Porém, existem, basicamente, quatro tipos de logística principais, sendo que cada um destaca um aspeto diferente. Veja só:

1. Logística de abastecimento

A logística de abastecimento é responsável pelo fornecimento de matérias-primas para os produtos e materiais gerais para o operacional. Ou seja, planeia e gerência tudo o que é necessário para a manufatura de um produto, incluindo ainda fornecimento de outros materiais essenciais para o funcionamento da empresa, como materiais administrativos ou de limpeza, por exemplo.

Esta área da logística garante que a quantidade de suprimentos e o fluxo de materiais estejam sempre de acordo com a demanda. Estes recursos precisam estar disponíveis no local e horário solicitado.

2. Logística de Produção

A logística de produção  é a principal responsável pelo abastecimento dos postos de trabalho dos operadores e das máquinas, fornecendo toda a matéria-prima e os materiais necessário para a produção dos itens nas fábricas. 

A mesma  não trata apenas da produção propriamente dita, mas também de outros processos internos de cada ramo industrial, como: montagem, embalagem, cura, limpeza, pintura, controle de qualidade, inspeção, entre outros.

Sendo assim, é a parte da logística que atua mais diretamente com o produto, as máquinas e os operadores no chão de fábrica. Isso vai desde o abastecimento das máquinas com matéria-prima, passando pelos estoques e armazenamentos intermediários, dos produtos ainda em processo, e finalizando na disposição dos itens recém produzidos no estoque de produto acabado.

Além de controlar todo o fluxo de materiais dentro da fábrica, a logística de produção ainda cuida do fluxo de informações dos materiais e do produto. Ou seja, emite todas as requisições e ordens internas de movimentação, entrada, saída, expedição, entre outras, que variam conforme o funcionamento da empresa. 

3. Logística de Distribuição

A logística de distribuição, também conhecida como logística de transporte, garante que um produto ou um bem chegue ao cliente de uma forma rápida e eficiente. É inútil ter um produto com um design atrativo, funcional e a bom preço se não conseguirmos chegar ao destinatário no prazo, forma e quantidade estabelecidos.

A logística de distribuição é composta por várias atividades dentro das fases finais do ciclo logístico, ou seja, de quando as mercadorias estão prestes a sair da fase de armazenagem e partir para os destinos seguintes até o consumidor final

4. Logística Reversa

A logística reversa refere-se ao conjunto de práticas e processos destinados a gerir as devoluções e retornos dos produtos. A logística reversa pode ser classificada em:

  • Logística de devoluções: é a mais comum e a que mais cresceu devido ao e-commerce. Faz a devolução dos pedidos devolvidos aos centros de distribuição. 
  • Logística de resíduos: está relacionada à reciclagem, tratamento ou recuperação dos resíduos de modo a aproveitá-los ou, diretamente, eliminá-los para não prejudicar o meio ambiente. 
A mesma  acontece nas seguintes formas: resgate de matéria prima que não seria utilizada; recuperação de materiais e produtos usados para torná-los úteis novamente, transformando-os em matérias primas para outros processos; e o descarte de produtos usados e quebrados em locais corretos.
Esse tipo de logística tem uma forte ligação com a sustentabilidade. É muito importante pela função ecológica da recuperação dos suprimentos e materiais. É a reintegração de mercadorias quebradas, com defeitos, ou mesmo descartadas após o fim da sua vida útil com o usuário.

As atividades necessárias para executar uma logística reversa eficiente são praticamente iguais aos demais tipos de operação logística. No entanto, a maior diferença verifica-se no fato de ser necessário fazer um correto planeamento para evitar que a logística reversa interfira noutras operações do armazém.

A Tecnolana oferece soluções em que se ajustam as  necessidades do cliente no âmbito do processo interno de armazenagem e transporte de peças de fabrico. Não hesite em entrar em contacto connosco para maiores informações.

Visite nosso Canal no Youtube. Clique Aqui!!

Entre em contato! Clique Aqui!

Equipa Tecnolana

 
Categorias: Geral

0 comentários

Deixe um comentário

Avatar placeholder
Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. View more
Aceite