Logística de Produção

A logística de produção  é a principal responsável pelo abastecimento dos postos de trabalho dos operadores e das máquinas, fornecendo toda a matéria-prima e os materiais necessário para a produção dos itens nas fábricas. 

A mesma  não trata apenas da produção propriamente dita, mas também de outros processos internos de cada ramo industrial, como: montagem, embalagem, cura, limpeza, pintura, controle de qualidade, inspecção, entre outros.

Sendo assim, é a parte da logística que atua mais directamente com o produto, as máquinas e os operadores no chão de fábrica. Isso vai desde o abastecimento das máquinas com matéria-prima, passando pelos estoques e armazenamentos intermediários, dos produtos ainda em processo, e finalizando na disposição dos itens recém produzidos no estoque de produto acabado.

Além de controlar todo o fluxo de materiais dentro da fábrica, a logística de produção ainda cuida do fluxo de informações dos materiais e do produto. Ou seja, emite todas as requisições e ordens internas de movimentação, entrada, saída, expedição, entre outras, que variam conforme o funcionamento da empresa. 

Existem  dois sistemas de fabricação mais utilizados:

  • Fabricação para stock ou sistema push: os produtos são fabricados antecipadamente e armazenados posteriormente no armazém. O departamento comercial unicamente vende o stock disponível.
  • Fabricação sob encomenda ou sistema pull: O produto é fabricado após ter recebido o pedido do cliente.

Este tipo de logística pode também atuar em nível mais estratégico e mercadológico, trabalhando com previsão de demanda e, com isso, criar um planeamento de curto, médio e longo prazo para a produção.

O principal objectivo da logística de produção é reduzir o lead time de fabricação, ou seja, o tempo decorrido entre o momento em que a ordem de fabricação é gerada e o momento em que o produto esteja finalizado.

Por meio desse planeamento, é possível evitar ao máximo possíveis desperdícios da produção, comuns neste meio. As empresas que conseguem desenvolver um bom planeamento de produção e reduzir os desperdícios produtivos estão muito à frente das concorrentes quando se fala em competitividade. Por isso a tamanha importância deste tipo de logística, trabalhando directamente com o produto essencial de cada indústria.

A Tecnolana oferece soluções em que se ajustam as  necessidades do cliente no âmbito do processo interno de armazenagem e transporte de peças de fabrico. Não hesite em entrar em contacto connosco para maiores informações.

Visite nosso canal no Youtube. Clique Aqui!

Entre em contato! Clique Aqui!

Equipa Tecnolana

Categorias: Geral

0 comentários

Deixe um comentário

Avatar placeholder
Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. View more
Aceite